25 anos

Óculos de Sol


RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO colaboração para a Folha de S.Paulo

Veja como encarar o verão e também os cuidados necessários na hora de comprar óculos escuros.

Por que se proteger?

A radiação ultravioleta emitida pelo Sol se acumula e produz efeitos a longo prazo, principalmente nos olhos mais claros. Isso pode provocar sensação estranha nos olhos, dor, irritação, diminuição da percepção de detalhes, formação da catarata e até câncer.

Como escolher os óculos?

- Não compre óculos de sol em camelôs. Eles geralmente não têm as proteções UVA e UVB necessárias, já que as lentes com esse recursos são caras. O uso de óculos sem essa proteção é mais perigoso do que não usar nenhum óculos de sol.

- A informação sobre a proteção contra a radiação ultravioleta deve estar no adesivo fixado nos óculos. É bom perguntar ao vendedor de quanto é a proteção; o ideal é que seja de no mínimo 90%.

- As lentes dos óculos não devem provocar distorções na imagem que a pessoa vê. Peça a um familiar adulto para posicionar os óculos a 20 cm dos olhos e focalizar um objeto a cinco metros de distância, para checar se ocorre a distorção.

- Os óculos com lentes retas são os melhores, porque eles têm menos probabilidade de causar distorção.

Como testar?

As melhores óticas têm aparelhos que medem o grau de bloqueio dos raios UV dos óculos. Peça para o vendedor fazer o teste na sua frente.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u486697.shtml

RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO colaboração para a Folha de S.Paulo



Dicas


© Relojoaria e Óptica Onix - Gaspar e Blumenau - Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial.